Herrero Sapé

Herrero Sapé - Av: Getúlio Vargas, 88.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Recursos Didáticos

Olá pessoal,
No mês de março, eu apresentei uma aula sobre o FLANELÓGRAFO, e nessa postagem falarei sobre: Como surgiu e  como faze-lo.


O flanelógrafo surgiu em 1964 juntamente com o regime militar que trouxe com si o chamado Tecnicismo, onde o aluno era preparado para uma função técnica, sem poder refletir sobre o seu aprendizado e muito menos questionar o formato aplicado.
Apesar de desde 1980 essa técnica estar caindo em desuso, segundo a profª Maria Luiza Oswald da Puc-Rio, nas escolas do Ensino Fundamental menor ainda continua sendo muito utilizado tal recurso, pois é um ótimo meio de comunicação verbal e visual.
O Flanelógrafo é composto por um pedaço retangular de (isopor, papel cartão ou cartolina), numa dimensão adequada ao local onde será utilizado, a cobertura é feita com flanela, que ajudará na fixação das imagens pela sua textura, para montar você pode utilizar cola quente, colando aos poucos, já que a secagem é rápida, para moldura você também poderá utilizar vários materiais como (adesivo, emborrachado, papel camurça etc.).

Na superfície do flanelógrafo você poderá apresentar para seus alunos uma infinidade de coisas, na próxima postagem falarei sobre a minha apresentação e sobre como fixar as imagens nesse recurso.
Atenciosamente 
Samuel Mendes



3 comentários: